Diário de Everland – Eles andem aí

terça-feira, 22 de abril de 2008

Ouvi dizer que a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) publicou um ccomunicado acerca de um assunto supostamente importante para o país. Ao que parece são essencialmente uns números e uns gráficos acerca do deficit de natalidade em Portugal e umas reivindicações para as famílias numerosas (se bem conheço o argumento, as benfeitoras).
Gráficos e números amigos? Consultem uma qualquer página da web que contenha uns bonequitos sobre o crescimento da população mundial no último século. Depois vejam um boneco sobre o consumo energético (o único recurso que temos – o resto, a riqueza gerada pelo todo poderoso homem é treta de quem nunca percebeu a 1ª lei da Termodinâmica). De seguida, vejam um boneco sobre o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Pois é. A correlação é óbvia não é? Claro que efeito de estufa não existe para a APFN. E se existe, não é nada que uma intervenção divina não resolva. E aumento exponencial da população é exactamente aquilo que o Herói deles supostamente fomentava ("crescei e multiplicai-vos"). Claro que nunca usarão este argumento pois isso seria trazer a discussão para o seu verdadeiro campo. Eles preferem a evangelização dissimulada.

2 comentários:

Cressélia disse...

Calculo que este apelo à natalidade, tenha como reverso um apelo ao controle de natalidade nos "paises que não interessam", senão como é que o planeta chega para todos?
"The Earth and its resources may be too small for all of us to share. Even if we learn how to make the most of a limited supply of land, energy, water, and biota, Cornell ecologists have calculated that by the year 2100, the planet will be able to provide for only 2 billion humans-almost 4 billion less than today's world population-with a modest but comfortable standard of living. Only 200 million humans can be sustained by the natural resources of the United States, making the current population 33 percent over its eco-budget." (From Cornell University Alumni News WAY TOO MANY FOR US by Hillel J. Hoffmann).
Mesmo que os números não sejam rigorosamente estes, há algures um limite qualquer na população que o planeta pode conter. Não percebo o racional que sustenta este tipo de apelos, nem percebo que interesse tem, nem percebo a quem interessa, mas suspeitoque deve interessar muito a alguém.

Alex Sed Lex disse...

APFN ???? não será mais correcto dizer APFNCSFC ... Associação Portuguesa de Famílias Numerosas Com Suporte Financeiro Considerável !!!

Sempre que na TV aparece alguém ligado a esta(s) associação(ões) - como aconteceu ontem - vejo bons carros, boas casas, ... etc. Nunca ouvi menção às famílias realmente numerosas dos bairros sociais onde os números/gráficos sobre a pobreza, fome, delinquências são realmente alarmantes ...