Os 7 Marcos!!!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

1. Teísta Convicto, 100 por cento de probabilidade da existência de Deus. Nas palavras de C.G. Jung «eu não acredito, eu sei.»

2. Grande probabilidade, mas aquém dos 100 por cento. Teísta de facto. « Não posso ter a certeza, mas acredito firmemente em Deus e vivo a minha vida no pressuposto de que ele existe.»

3. Acima dos 50 por cento, mas não muito elevada . Tecnicamente Agnóstico, mas a tender para o teísmo. « Estou muito indeciso mas inclinado a acreditar em Deus.»

4. Exactamente 50 por cento. Agnóstico completamente imparcial. « A existência e a não existência de Deus são exactamente equiprováveis.»

5. Abaixo dos 50 por cento, mas não muito. Tecnicamente agnóstico, mas a tender para o ateísmo. « Não sei se Deus existe mas inclino-me para o cepticismo.»

6. Probabilidade muito baixa, mas acima de zero. Ateu de facto. « Não tenho a certeza, mas acho muito improvável Deus existir e vivo a minha vida no pressuposto de que não existe.»

7. Ateu convicto. « Sei que Deus não existe, com a mesma convicção com que Jung "sabe" que existe.»


Retirado da Obra A Desilusão De Deus de Richard Dawkins.

Qual é o teu marco???

1 comentários:

Anónimo disse...

Depois de 10 anos a estudar ciência e sempre de forma cada vez mais intensa não consigo escolher outro que não o 7.