Peregrinaçao

domingo, 1 de março de 2009

Um deste dias sairemos, para cumprir uma promessa. Tu, que és e eu que não sou. Terei apenas a missão de te apoiar. Serei o gajo que vai no carro de apoio e grita, vamos campeão. Mas no meu íntimo, estou lá para subverter a coisa. Não sei para onde é a peregrinação, mas posso inventar. Gosto da expressão, caminhos de Santiago. Seja Santiago. Tu vais a pé, porque acreditas, eu vou de carro. No primeiro dia chegaremos a um qualquer lugar (pouco importa qual). Dormirás no carro porque acreditas. Eu dormirei num bom hotel. Antes de dormir, tento levar-te para os copos. Tu resistes, porque acreditas. Pela manhã retomamos a marcha. Tu a pé, eu no carro. Mentalmente vou elaborando, a minha cabeça já chegou a muitos milhares de milhas de onde estamos (sabes como é a minha cabeça, ganha velocidade muito facilmente, há pouco atrito). Almoçamos num bom restaurante e voltamos à caminhada (a tua, claro está). A noite aproxima-se, da janela do carro vou-te gritando que hoje vamos mesmo para os copos. Sorris, que é como quem diz, talvez. Cai a noite, jantamos e ... vamos para os copos. Depois pedirás perdão, quando chegares a Santiago. São 4 da manhã, vamos dormir. Tu no carro, já sabes porquê, eu num bom hotel. No dia seguinte convenço-te de que de vez em quando podes sentar o rabo no capot do carro. É pecado, devias ir a pé. Os dias passam. Ao 5º dia, estás de rastos, começas a não acreditar. Metes-te no carro logo de manhã. Estás por minha conta. Sou eu quem guia. E sabes que eu vou subverter a vaigem. Dirijo-me para Nascente. Adormeces. Acordo-te para comer... arroz de Vinha d’alhos. Reconheces que já não estamos no caminho de Santiago. Percebes que estás por minha conta. La Covatilla, será o próximo destino. Convenço-te disso, dizendo-te que o nosso destino era Santiago em Espanha, portanto teremos de ir a Espanha. Além disso gostas de esquiar, portanto. Temos tempo, aliás parámos o tempo. Ninguém dará pela nossa falta. Por isso podemos prosseguir. Ocorre-te sugerir o regresso ao caminho de Santiago. Mas estás gostar. Paramos em San Sebastian (é uma velha paixão). Mais uns dias e damos por nós em Nice na Geladaria Azurro. Escolherás um cone com uma bola de sabor a alfazema. Comerei limão...

0 comentários: