Australian Melodrama

sexta-feira, 14 de março de 2008

O trio só estaria completo com uma referência a David McComb (os outros são J. Buckley e S. Jeffes). Se, para uma daquelas contracapas de jornal me perguntassem
qual a minha banda preferida (não perguntam, mas se perguntassem), a resposta seria sem dúvida os Triffids de David McComb. A maior influência dos Triffids foi sem dúvida a sua localização geográfica. Isolados na costa ocidental da Austrália em Perth, a sua cidade de origem, a sua música foi sendo temperada de deserto (já volto ao deserto). David McComb, a alma dos Triffids, era um excelente contador de histórias. Depois da sua morte, ficou a obra dos Triffids e ficaram ainda algumas pinceladas dispersas (Red Ponies,Blackeyed Susans) e um excelente disco a solo em 1994 (Love Will). Dos Triffids propriamente ditos, ficaram Treeless Plain (1983), Raining Pleasure (1984), o incrivel Born Sandy Devotional (1986), In the Pines (1986), Calenture (1987) - a obra prima na minha opinião - e finalmente The Black Swan (1989).

Mas dizia eu que McComb era um excelente contador de histórias. Algumas estranhas, como "Jerdacuttup Man" onde assume o papel do espírito de um esqueleto encontrado numa escavação arqueológica:

"I tried to object but the words didn't come
Say, "You're making a mistake, boys, you've got the wrong one,
I'm a little out of shape, but I'm too young to go!"
But my throat just seized up and it started to snow

Old and lonely, dirty and cold
l'm a Jerdacuttup man"


Mas é sempre a geografia a marcar presença na atmosfera, nas letras e até na voz melancólica de McComb. Os vestigios da geografia encontram-se por todo o lado. Nas capas de Born Sandy Devotional e Calenture por exemplo. Mas também na melancolia de muitos momentos, como por exemplo em “Too Hot to Move, Too Hot to Think”,

"And from this window, I can see the street below
I can hear the hit parade on the radio
There's dirty dishes piling up in the sink
But it's too hot to move, and it's too hot to think"


Ou em "A Trick of the Light"

"Well the rim of her mouth was golden
Her eyes were just desert sands
But that's not her!
That's just the light
It's only an image of her
It's just a trick of the light"


É difícil conceber um lugar tão pouco comum “her eyes were just desert sands”…

McComb tinha também (obviamente) um lado mais negro que fica bem ilustrado nesta passagem de “The Seabirds

"He called out to the seabirds "Take me now,
I'm no longer afraid to die"
but they pretended not to hear him
and just watched him with their hard and bright black eyes
they could pick the eye from any dying thing
that lay within their reach
but they would not touch the solitary figure
lying tossed up on the beach.

So, where were you?"


Se para a mesma contracapa me perguntassem (não perguntam, mas se perguntassem) qual a minha canção preferida, seria certamente este “Unmade Love”:

"Unmade love
To love you is to live beyond my means
The ghost of our love stalks me nightly
In my dreams
Dreams of unmade love

Let me sleep a little longer
Pray that in the morning I may wake a little stronger
I didn't think it would ever come to this
Your fingers that I counted on and kissed
Your body that once wrapped around me
Like a mist

Unmade love
And I'm not getting any stronger
The spade is getting heavy and the ground is getting harder
Harder than unmade love"


Como amostra final, fica o monumental “Wide Open Road”

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