Blocos, roldanas etc...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Os físicos são uns tipos engraçados. Nas Universidades, costumam afirmar que dominam a ciência de toda a verdade. E é verdade, alguns dominam. A Física tem a pretensão de explicar o funcionamento do universo, a sua origem etc. Mas aquilo que os Físicos ensinam, principalmente aos não Físicos, sempre com o argumento de que é muito importante para eles, não é exactamente essa Física. Começamos quase invariavelmente com essa disciplina fantasmagórica que é a Físico-Química. Substancias homogeneas e heterogeneas, ovos cósmicos e mais umas quantas coisas estranhas. Com isto, os miudos chegam ao 10º ano. Um magote deles, fogem das Ciências Naturais. Aos que sobram é-lhes servida uma dose descomunal de Mecânica Newtoniana. Se eles forem suficientemente persistentes e insistirem na Física no 12º ano... Mecânica Newtoniana. Normalmente na Universidade, o número de alunos aumenta. Todos os alunos das áreas cientifico-tecnológicas têm Física I e eventualmente II.E voltam a aprender Mecãnica de Newton.
Qual é problema disto? Bom, a Físca Newtoniana é a Física das coisas mortas. É a Física dos blocos que sobem planos inclinados, das roldanas, das forças de contacto. Da gravidade que sendo uma força que “actua à distância”, se transmite com uma velocidade infinita etc. Mas quanto a explicar tudo... nada. Em particular não explica nada sobre a vida.
Seria assim tão dificil explicar aos nossos alunos a Física moderna? Talvez não fosse possível esmifrar a Física das Partículas como o fazemos com a Cinemática. Talvez...

3 comentários:

Anónimo disse...

Pronto então é isso! No lugar de me terem dito estes anos todos que a física era muito importante no meu futuro, podiam ter dito logo que eu não estava era a aprender (se é que consegui) a física de que precisava...e assim ainda podia ser que eu hoje conseguisse pensar que a física é muito importante para o que eu faço. Oh físicos...era tão simples!

Alex Sed Lex disse...

... um dos problemas é chamarmos "física moderna" a algo que já não o é ... parece que com este nome deve ser só para os "entendidos" ... coisa muito díficil para a cabeça do comum dos mortais
:-(

Cressélia disse...

Os carrinhos dos planos inclinados ainda hoje me assombram em pesadelos em que a seta, que está sempre por trás deles, não tem força para os segurar e eles escorregam rampa abaixo e eu tenho negativa no teste (no meu tempo era ponto)e o t0 e o t1 e o diabo que os carregue mais a porcaria das letras com números e letras que são números.